Google+ GRITOS VERTICAIS: Canção do Outono Sombrio

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Canção do Outono Sombrio


(Foto: André L. Soares)
.
.
.
CANÇÃO DO OUTONO SOMBRIO
(André L. Soares)
.
Tenho pisado em folhas secas
que se amontoam aos pés das cercas,
depois esvoaçam pelo chão.
Acima, quase brilha um sol cinzento
simultaneamente ao vento,
que uiva a mais sombria das canções.
Vivo uma tristeza há mais de trezentos dias
sem ver flor ou ler poesia,
numa busca que parece ser em vão.
.
Nos meus olhos respinga a garoa fina
que se funde às minhas lágrimas...
(nem sei se sou eu quem chora ou se é o céu).
Escondido sob o espesso sobretudo
carrego o peso do mundo em minhas costas,
seguindo só com minhas botas e o destino infiel.
No meu caminho, a primavera não é óbvia,
sinto mais frio que num inverno em Varsóvia
(sonhos congelados na nevasca da ilusão).
.
Aspiro o pó branco que sobe pelas narinas
ou mergulho na bebida ofertada nos bares...
(falsas amigas que me empurram para a cova).
Não mais havendo lua-nova em minhas noites
semicerro as pálpebras e me acostumo ao breu;
afinal, o pior inimigo a enfrentar ainda sou eu.
.
Feito um corsário sem rumo,
minha alma de pássaro ganhou o azul,
migrou pro Sul,... foi embora no outono.
E se me mantenho em pé é por paixão:
tenho fé, que apesar de tanta derrota,
ao abrir alguma porta, ainda haverá verão.
.
.
.

.
Leia também:
Gritos Verticais /O Poema de Cada Dia /Poética Herética /Raiz de Cem /Sons de Sonetos

62 comentários:

  1. Caro Poeta


    Parabéns pelos escritos.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo poema, fui imaginando cada cena ao lê-lo. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. A fé no Verão é o que nos sustenta.

    Lindo poema, André!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Poema lindo, inspirado, ao mesmo tempo tão real que podemos ver tudo que ocorre, como em um filme!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe minha ausência...espero que daqui para adiante eu possa estar mais presente em teu blog e em tua vidinha linda!
    Boa noite...e que tenhas um amanhecer maravilhoso como tu és!
    Beijos com ternura e carinho...

    ResponderExcluir
  6. André,

    Que linda poesia meu amigo!

    Quanta inspiração, quanta ternura...

    Adorei mesmo, mas, se me permite, devo dizer que você, sem perceber, digitou a palavra "semi-cerro" com s. Por favor, corrija.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  7. Grande André,ja estava ficando vaizo sem lêr suas poesias... amigo linda mesmo....poxa não sei se é pela coincidência.. mas essa linda poesia simplesmnte falou ao meu coração, pois as vezes me sinto assim,, complexo, mas o nosso pior inimigo para te dizer a verdade mora e sempre morou dentro de nós ..amigão.. paz e muito obrigado pela poesia...!!!!
    São pessoas como você e muitos dos que deixaram seu comentários aqui queainda me prende nesse dihitt...
    caso contrário .. ja não tinha razões para ainda continuar ..
    Amigo boa semana para ti e familia!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah! Sombrio... suavemente sombrio!...
    E o uivo do lobo não poderia faltar,rs.
    Gostei do ritmo, adorei as imagens!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Sempre haverá verão pra você, meu querido!
    Isso é tão certo, quanto você ter nascido abençoado com esse lindo dom para a poesia. :)

    Sabe que agora, que eu entendi a escolha da rosa. Lembrei de suas palavras quando me mostrou ela.

    Foi uma ótima escolha, querido poeta! Ela é tão linda quanto seu maravilhoso poema.

    Beijusssssssssssssssssss de Sol. ;)

    ResponderExcluir
  10. Sempre haverá verão pra você, meu querido!
    Isso é tão certo, quanto você ter nascido abençoado com esse lindo dom para a poesia. :)

    Sabe que agora, que eu entendi a escolha da rosa. Lembrei de suas palavras quando me mostrou ela.

    Foi uma ótima escolha, querido poeta! Ela é tão linda quanto seu maravilhoso poema.

    Beijusssssssssssssssssss de Sol. ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi !

    Seu blog é bem bacana, e eu já lí matérias bem legais aqui, parabéns !
    Você faz parte do diHITT né ? Pois é, eu estava vendo outras redes sociais, como o Rec6, o Linkto, o Linkk, e aí achei um novo, muito legal, que acho que vai ajudar você á divulgar ainda mais seu ótimo blog.
    O nome do site é PC Chip, o link dele é http://www.pcchip.com.br

    Acho que você vai gostar, viu !

    E mais uma vez, parabéns pelo blog, tá bem legal, adoro !

    Beijo !

    Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Melancólico, triste, esperançoso e lindo, muito lindo!

    Abraço e ótimo final de semana.

    ;)

    ResponderExcluir
  13. Haverá sempre um verão atrás de uma porta. Basta acreditar e procurar por ela. Bela canção!

    Estava andando por aí e aqui cheguei...

    ResponderExcluir
  14. Prontinhoooooo...
    Já podes secar tuas lágrimas de saudades de mim,colocar um sorriso nesses lábios lindos,deixar que teus olhinhos faísquem de felicidade porque TEU RAIO DE SOL(que sou EEEUUUUUUUUU)voltou!!!!!!!!!!!
    Eu sei que faço uma falta enorrrrrrrrrrrrrrrrme em tua vidinha...por isto demorei um pouquinho mais para aparecer...só para que tu pudesses avaliar o quanto eu sou importante para ti...masssssss...não mais do que TU és para mim!!!!!!!!
    Agora chega de te dizer e dar a entender que quem não consegue mais viver sem TU...sou EU!!!
    Eu vou,mas volto voando quando der...
    Beijos pra tu,meu tatuzinho!!!!!

    ResponderExcluir
  15. VENHA PARA HUMOR EM TEXTOS.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir
  16. André,hoje abri o "Gritos Verticais" lá no reader para ler o poeta que todos os meus amigos, virtuais ou não, sabem o quanto aprecio. Deparei-me, então, com essa obra-prima que li e reli por lá em outras ocasiões e, de tanto ler e reler, já está gravada em minha memória... tanto quanto "Dionísio", "Bicho do Mato" (que você sabe que eu adoro) e "Escolhas".

    Vou chover no molhado, meu querido amigo: perfeição!

    PS: Perdoe as poucas visitas. Se eu fosse canonizada não o seria pelas aparições. rsrs Ultimamente tenho lido os amigos lá no reader para ganhar tempo. Zora está naquela fase de ir à escola para as provas finais e, logo em seguida, volta para casa. Semana que vem já estará curtindo férias. Já viu, né? Ainda assim, tenho procurado dedicar algum tempo em um ou dois dias da semana para navegar com o objetivo de conhecer outros blogues, porque está tudo muito devagar quase parando... Espero que esteja tudo muito bem com você.
    Bjs de novo, poeta.

    ResponderExcluir
  17. André,

    Passo devagarinho admirando a tua paisagem ensolarada e aproveito para lhe deixar um abraço e os desejos de Feliz Natal e Ano Novo.

    Parabéns pela escrita poética muito inspirada.

    Abraços, meu velho.

    Tudo de bom no próximo ano e que a inspiração continue tua companheira.

    Votos sinceros,
    :D

    ResponderExcluir
  18. http://www.celularespiao.org
    Conheça o celular Espião. A nova coqueluche da espionagem. Com ele você realiza a sua escuta de celular de forma legal e sem complicações. Monitore quem você quiser com ele. Acesse nosso site e conheça.
    Serviço muito simples, um aplicativo fica oculto rodando em celulares com S.O. Symbian, gravando tudo no cartão SD, e posteriormente transferida para o pc, ou silenciosamente enviando dados pela rede 3G ou Edge. Com qualidade, pode-se gravar muitas horas. É claro que apenas as ligações serão gravadas, mas basicamente poder-se gravar tudo, já que ele fica oculto no sistema,

    ResponderExcluir
  19. Suas linhas são deliciosas de se ler...e emocionar! Parabéns!
    #beijojávou

    ResponderExcluir
  20. André,

    Um final de ano maravilhoso para você.
    Desejos de um NOVO ANO repleto de felicidades. Estes são os meus desejos sinceros para todos os meus amigos. Todos os que tive a felicidade de conhecer, os novos e os velhos amigos e também aqueles que vou conhecer ao longo do próximo ano.
    Abraços!

    Daniel
    http://www.youtube.com/watch?v=Qd1_E4i6vXQ

    ResponderExcluir
  21. André,
    Um final de ano maravilhoso para você e todos os seus.
    Desejos de um NOVO ANO repleto de felicidades.
    Estes são os meus desejos sinceros para todos os meus amigos. Todos os que tive a felicidade de conhecer, os novos e os velhos amigos e também aqueles que vou conhecer ao longo do próximo ano.
    Abraços!

    Daniel

    http://www.youtube.com/watch?v=Qd1_E4i6vXQ

    ResponderExcluir
  22. Muitos parabéns!!
    Espectacular...

    ResponderExcluir
  23. As vezes cantar realmente espanta os males... mesmo que as folhas caiam secas, porque a vida acaba se renovando... interessante ver o jasmim do cabo quando fica peladinho... sem nadinha... e de repente, a vida o toma novamente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Gostaria de trocar links com vc.
    Os meus blogs são o RENDA WEB (www.rendaweb.net) o MINI SITE FÁCIL (www.sitefacil.org), KIT RENDA EM CASA (www.rendaweb.net/kitrendaemcasa) e o RENDA SOFTWARE (www.rendaweb.net/rendasoftware).

    Se vc quiser posso adicionar o teu link nestes meus blogs e vc adiciona os meus links no teu blog.

    Aguardo contato.

    Grande abraço e sucesso.

    Jairan Lucena

    ResponderExcluir
  25. Oi PARCEIRO,

    Passando para ver novidades e lhe desejar:
    Um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
    Próspero ANO NOVO.

    Prenda de Natal do Utilnet (só até 31/12/2009):
    http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir
  26. Muito bonito os poemas, tocam a alma do leitor.

    ResponderExcluir
  27. _________________°PAz°
    ________________°União°
    _______________°Alegrias°
    ______________°Esperanças°
    _____________°Amor°Sucesso°
    ____________°Realizações°Luz°
    ___________°Respeito°harmonia°
    __________°Saúde°solidariedade°
    _________°Felicidade°-°Humildade°
    ________°Confraternização-°Pureza°
    _______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
    ______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
    _____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
    ____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolênciaº
    ______CAMPANHA MEU AMIGO ESPECIAL
    __________________Que
    __________________Deus
    _________________Continue
    _______________Te abençoando!!
    Bjos em teu coração iluminado!!!

    ResponderExcluir
  28. Ola tudo legal? Olha eu tambem tenho um blog, qdo e c der faz uma visitinha..WWW.ECOSDOTELECOTECO.BLOGSPOT.COM . Sucesso aí com a proposta e abração!

    ResponderExcluir
  29. André,

    Gostaria que esta Época Natalícia fosse marcada pela Paz e Saúde, no seio da tua família e no Mundo. Desejo que em 2010 a humanidade possa tomar consciência, de que o nosso Planeta precisa de ajuda para superar a Fome, a Guerra, a Desigualdade, a Flora e a Fauna.

    Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  30. Poeta, saudades de você. Passei para desejar-te um Feliz Natal e um ano novo muito especial. Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Este mês o Ó Com Copo comemora 1 ano e é muito bom ter seu Blog fazendo parte desse nosso vórtice de palavras...

    "Todo indivíduo possui um potencial criador incomensurável. Um vórtice de idéias e ideais que se misturam ao acaso. Letras, palavras, sons e silêncio. Escrever é compartilhar sentimentos. Então, façamos desse vórtice um devorador de emoções. Escrevam e compartilhem."

    Boas Festas!
    E que 2010 seja um ano de muitas inspirações!

    Roberto Ney ( Blog Ó Com Copo).

    ResponderExcluir
  32. Olá. Sou teu amigo no DHIIT.

    Gostaria de trocar links com vc.
    Os meus blogs são o

    RENDA WEB (www.rendaweb.net)

    MINI SITE FÁCIL (www.sitefacil.org)

    KIT RENDA EM CASA (www.rendaweb.net/kitrendaemcasa)

    RENDA SOFTWARE (www.rendaweb.net/rendasoftware).

    Se vc quiser posso adicionar o teu link nestes meus blogs e vc adiciona os meus links no teu blog.

    Aguardo contato, através do email rendaweb@rendaweb.net

    Grande abraço e sucesso.

    Jairan Lucena

    ResponderExcluir
  33. Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site http://www.celularespiao.net Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

    ResponderExcluir
  34. olá

    há dois anos atrás vc visitou meu blog e não sei pq só hj eu vi teu coment....

    obrigada pelo comentário e parabéns pelas lindas poesias

    sucesso em 2010

    ResponderExcluir
  35. Olá, poeta!

    Como daqui a algumas horas já estarei a caminho da bela Copacabana, vim deixar aqui registrado meus sinceros votos de um 2010 repleto de coisas boas para você e todos que ama.

    Que seja para vocês, um ano de vitórias, alegrias, saúde, paz e claro, recheado com o que é invisível aos olhos e essencial ao coração.

    Que você tenha sempre muito amor na sua vida, querido, Lobodomar!

    Um Feliz Ano Novo, com todos os seus sonhos realizados.

    Um forte abraço e Beijussssssssssssssss

    ResponderExcluir
  36. Que o novo ano seja para ti uma porta aberta à concretização de sonhos e desejos.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  37. E ainda haverá esperança. Mesmo que muitos estejam fartos ou enfartem.

    Adorei seu poema.

    Como sempre arrojado e sensível.

    Abraço libertário.

    ResponderExcluir
  38. Salve o NOVO ANO !
    Que ele seja de PAZ e de muita Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
    assim Seja !
    Olá, como vai ? Estou aqui para divulgar um pouco da minha cultura, a história de nossos antepassados ( que amo muito e tenho receio que se perca em meio a essa enxurrada de informações que somos acometidos ultimamente) e, para isso, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FLOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
    E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    Saudações Florestais !
    SIGA-ME em : http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo


    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  40. Olá! Com licença; sou Jeferson, um homem comum que gosta de escrever. Quando tenho um tempo saio em visitas a blogs, seguindo sempre a seta que aparece no auto da pagina inicial (próximo blog>>). Posso afirmar que é uma experiência “deliciante”.
    Quando encontro um blog bem legal como o seu eu posto um comentário e deixo o convite para que conheçam o http://jefhcardoso.blogspot.com . Pela proposta de seu blog creio que poderá encontrar algo em minha sessão em preto e branco, que data de novembro ou mesmo nas mais atuais.

    Parabéns por seu blog e desculpe a intromissão.
    Abraço: Jefhcardoso>>de blog em blog.

    ResponderExcluir
  41. Quéde tu, hômi de Deus?! Estamos todos aguardando o primeiro grito vertical deste ano.

    Saudades! Espero que esteja tudo bem por aí.

    Bjs e inté!

    ResponderExcluir
  42. Passando só para te fazer saber que estou voltando!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  43. Hack de digitação para blogger voltou, que tal add no seu blog?

    ResponderExcluir
  44. Bom dia...vim aqui só pra te ver...
    Beijossssssss...

    ResponderExcluir
  45. Oi, passei pra conhecer o blog, e desejar boa tarde
    bjsss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  46. http://www.celularnokia.org Fórum com dicas sobre celulares da marca Nokia. Você fica conheçendo os modelos atuais e também celulares espiões. Aonde comprar o seu celular, toques polifonicos, configurações, gps, navegação e muito mais.

    ResponderExcluir
  47. Caro André,
    Recebi sua visita lá em "Literatura em vida 2", comentando sobre a Ju Rigoni. Parece que somos fãs dela, os dois. Também gostei de seu blogue - fui ainda ao Recanto de Letras. Estou apreciando tudo aos poucos. Seu poema, o qual comento, me lembrou meu soneto "O eterno inverno". Se puder, vá a http://poemavida.blogspot.com, de poemas meus, e http://conto-gotas.blogspot.com, com minha ficção.
    Grande prazer em econtrá-lo,
    Eliane F.C.Lima

    ResponderExcluir
  48. bom poema... parebens

    visitem: Chat - Chatmais

    ResponderExcluir
  49. Olá André, querido Lobo do mar, embora eu não esteja presente no dihitt, vc e a Rita estão sempre presentes em minha vida, pois para uma aprendiz como eu, vcs são os melhores professores,amei mais este lindo poema.Abraços

    ResponderExcluir
  50. BrunoM01:10:00

    Está aqui um blog com poemas muito lindos.
    Estaria interessado em dar a conhecer o meu blog?!

    http://tetris-aminhavidadavaumfilme.blogspot.com/

    Dê a sua opinião, e diga-me algo :)

    ResponderExcluir
  51. Que lindo dom!
    Fico até sem jeito de me
    aventurar a escrever quando
    vejo textos assim! rs

    ResponderExcluir
  52. O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

    O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
    www.celularespiaobrasil.com

    ResponderExcluir
  53. O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

    O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
    www.celularespiaobrasil.com

    ResponderExcluir
  54. O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

    O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
    www.celularespiaobrasil.com

    ResponderExcluir
  55. Olá Pessoal... Adorei o Blog muito bom, depois dá uma olhada e meu site:

    http://www.cliquesexshop.com.br

    ResponderExcluir
  56. Bacana aqui!
    O teu texto é tão bom.
    Lindo e de calar

    ResponderExcluir
  57. muito bom esse blog conteudos apropriaveis visitem o meu tambem tem otimas maneiras de ganhar dinheiro na internet!! www.dindinnanetaki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  58. hey,this is one of the best posts that I’ve ever seen; you may include some more ideas in the same theme. I’m still waiting for some interesting thoughts from your side in your next post.

    ResponderExcluir
  59. Parabéns! Achei sue poema maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde.

    Agradeço a todos pela leitura, comentários e generosa apreciação.

    Espero que continuem prestigiando os 'Gritos Verticais'.

    Muito obrigado.
    Sejam todos sempre muito bem vindos

    Grande abraço!

    ResponderExcluir