Google+ GRITOS VERTICAIS: Contra a Pedofilia - Blogagem Coletiva

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Contra a Pedofilia - Blogagem Coletiva


.
.
CONTRA A PEDOFILIA – ‘BLOGAGEM’ COLETIVA
(André L. Soares)
.

Hoje não tem poema. Aderi à ‘blogagem’ coletiva ‘Contra a Pedofilia - Em Defesa da Inocência’, proposta pelos membros do blog ‘Amigos da Blogosfera’, por entender que o assunto merece mesmo uma discussão mais ampla, sem a manipulação dos meios de comunicação de massa.
.
Pelo prisma técnico, ‘pedofilia é um transtorno mental, onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças pré-púberes. O abusador tem no mínimo 16 anos de idade e é pelo menos 5 anos mais velho que a vítima’ [http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?5]. Isso é uma doença e, portanto, deve ser tratada como tal, por médicos, psicanalistas e outros especialistas. A isso não vou comentar, porque me falta conhecimento.
.
No entanto, há outra forma de pedofilia que, pelo menos no que tange à sua origem, não tem relação direta com qualquer problema mental. Falo da INDÚSTRIA DA PEDOFILIA, responsável pelo comércio de fotografias, vídeos, desenhos do estilo ‘hentais’, revistas e, obviamente, também pela prostituição de menores.
.
Mas como ficar imune a isso? Como proteger as crianças? A resposta pode vir da questão: ‘que mundo nós temos ajudado a construir?’. Eu que nunca pus os pés fora do país, mas que posso dizer que conheço bem o Brasil, vou tentar falar somente do caso brasileiro. Então, é preciso refazer a pergunta: ‘que país nós temos ajudado a construir?’.
.
A indústria da pedofilia encontra seu ambiente mais propício em sociedades cujas leis não são levadas a sério e onde, obviamente, reina a impunidade. Também é favorável a essa indústria o contexto de ‘erotização de crianças e adolescentes’. E, deve-se admitir, é isso que faz, com muita eficácia, a televisão brasileira. E o que se tem feito contra isso? Nada.
.
O Brasil - também conhecido como 'país do absurdo' - vive o clímax do neoliberalismo. Aqui tudo é válido para ganhar dinheiro, seja com ética, ou não. Porém, antes, quando a cultura partia do centro para a periferia, era acusada de ‘elitização’. Agora, que a cultura percorre o caminho inverso, tem-se a ‘vulgarização’. E ninguém diz nada. Assim, erramos todos nós.
.
O Estado, por permitir, por exemplo, a existência de canais a cabo que transmitem hentais 24 horas, é sócio da indústria da pedofilia. A mídia, que veicula toda sorte de programas, propagandas e canções erotizadas, no estilo ‘quanto mais vulgar, melhor’, é sócia da indústria da pedofilia. Na ponta do sistema, as ‘lan house’, empresas de pequeno porte, estruturadas de tal modo que os proprietários mal conseguem vigiar o caixa, muito menos controlar o que seus clientes menores estão acessando, também são sócias da indústria da pedofilia.
.
Daí que, não se eliminará a indústria da pedofilia, sem antes corrigir uma série de disfunções sociais que abrangem, desde a erotização da mídia até a impunidade parlamentar. Não se trata de moralismo ou censura. É questão de bom-senso: que tipo de sociedade será construída, por um povo cujas rádios veiculam uma canção que diz ‘bebo pra caralho’? É possível suscitar e garantir a inocência em uma sociedade assim?
.
E nós, que ficamos olhando tudo isso acontecer e se desenvolver, sem fazer nada, somos as vítimas omissas e permissivas, que, de modo indireto,... por medo, preguiça, egoísmo, comodidade, também damos ‘carta-branca’ à indústria da pedofilia.
.
.
.

24 comentários:

  1. É, meu amigo...
    Pra quem vive no mundo dos poetas e suas palavras maravilhosas, ser trazido à realizade suja, nua e crua deve ser terrível.
    Eu mesmo fiquei chocado em ter que discutir isso em pleno século XXI, onde imaginei que não haveriam mais sequer guerras entre as pessoas...
    Ainda bem que pelo menos nos mobilizamos.
    E a vida segue seu curso...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Teu post esta otimo.
    E' muito dificil escrever sobre este tema, machuca a gente, mas é uma realidade e como tal temos que encara-la de frente.
    E a blogosfera é boa nisso, teriamos que fazer mais blogagens coletivas sobre este tema.
    Um abraço

    Meire

    ResponderExcluir
  3. É meu querido, essa é mais uma das mazelas típicas em sociedades falidas de valores imprescindíveis como o respeito ao próximo e o amor.
    E é isso mesmo, vivemos no “país do absurdo” onde tudo parece caminhar em direção contraria ao que nos foi ensinado como certo.
    Bem, .... mas você já disse tudo aqui em seu texto. Como sempre belo bem escrito e responsável. Parabéns! Beijusssssssssssssssss Poeta. Um lindo dia pra você.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Um assunto muito triste, mas necessário falar sobre isso...
    Obrigada pela tua visita...
    Gostei daqui e voltarei...
    Beijos,Aline

    ResponderExcluir
  6. Estou nessa também!!
    O que me deixa revoltada é como um crime tão bárbaro consegue lacunas para se proliferar de tal forma que nem as autoridades conseguem dar um basta... Sem contar é claro, com o descaso de alguns pais em relação ao comportamento dos filhos...
    Parabéns pelo texto
    bjo
    Cláudia

    ResponderExcluir
  7. Lutar contra a pedofilia é garantir o desenvolvimento sadio de nossas crianças e muito mais que isso, é garantir um futuro sadio para o mundo.

    Uma criança cuja infância é roubada não será um adulto normal, não viverá bem, será violento e provavelmente menos produtivo e menos sociável que os demais.

    Garantir uma infância saudável é dar força a um mundo melhor no futuro.

    ResponderExcluir
  8. Tema delicado, mas, abordado de forma muito pertinente, amigo!
    Precisamos realmente nos manifestar contra esse gênero do crime sexual, principalmente, porque ele envolve vítimas que não têm maturidade, nem discernimento para resistir, ou mesmo, defender-se.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Não vejo outra alternativa senão a de punir, verdadeiramente quem toma sordidamente os sonhos de uma criança.
    Como eu disse em meu posto, a sociedade-vítima nao deve mais tolerar o que lhe é intoleravelmente arrancado: a dignidade.
    Becitos!

    ResponderExcluir
  10. Ah, André, muito bom teu ponto de vista. Ao invés de culpar somente pessoas isoladas, ver o problema como uma industria. E concordo que o Estado tem uma culpa, só nao sei se concordo quando você diz que todos nós temos culpa. Penso eu que, o maximo que podemos fazer, é denunciar esse tipo de prática.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. É mesmo lamentável, sou partidário da sua opinião e posso lhe dizer que há ainda muitas outras coisas por trás disso. No trem, dia desses, vi uma menina de, no máximo, uns 6 anos cantando:
    "late...late...late que eu tô passando", isso é fruto do que vc escreveu, a pedofilia institucionalizada.
    Abraço
    Alexandre Fonseca
    www.culpadadirce.wordpress.com
    www.culpadadirce.uniblog.com.br

    ResponderExcluir
  12. André,
    gostei muito da sua forma de abordar tal assunto, pq o problema não está apenas nos pedófilos, mas tbém em todos q se sujeitam a obter algum tipo de vantagem com esse comportamento. E ainda tem os q se fazem de surdos... assuntinho indigesto, não? Mas não há como ignorá-lo.
    Bj e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  13. Tema delicado, mas, abordado de forma muito pertinente, amigo!(2)

    realmente vc soube como falar sobre um tema dificil!

    gostei do post!

    ResponderExcluir
  14. Boa Camarada!!!!

    A informação é a melhor arma.
    E ficar parado e conscentir com o crime.
    Boa atitude a sua.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jovem.. Você também é um guerreiro de Ykymyay? (rss)

    Vai ter mais sim... Vai ter o olhar do velho profeta sobre as coisas que acontecem no planeta onde ele vive... Coisas que não estão muito longe do que acontece neste...

    Só gostaria de saber como você achou os escritos lá? Ainda nem divulguei.. Abraços

    ResponderExcluir
  16. Pablo Ramos21:44:00

    Então o poeta também fraz crônicas em prosa?

    Isso sim é uma corrente digna de se entrar, o Blógico aderee incondicionalmente.

    Abração

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal, por favor, não considerem esse comentário
    um spam, pois não é.
    Estou convidando leitores e blogueiros para conhecerem
    o pré-lançamento da campanha contra o plágio na
    blogosfera criada pelo LEIA-ME, com apoio de diversos
    blogs do brasil e da europa. A idéia consiste em banir
    os sugadores de conteúdo e para declarar o apoio à
    campanha basta acessar o blog e dizer que apoia a
    campanha e editar uma breve postagem com o selo da
    campanha, ajudando a divulgá-la aos seus leitores.
    O seu blog será visto pelo mundo como participativo e
    que se preocupa com o plágio.
    Se alguém se interessar sugiro visitar o LEIA-ME,
    nem que seja apenas para ver as informações e blogs
    que já aderiram a campanha. Agradeço a atenção e
    antecipo desculpas pela invasão.
    Abraços, Carlos Lima, LEIA-ME blogpost
    http://carlaolima.blogpost.com.br

    ResponderExcluir
  18. André esse é um assunto é por demais importante e abrange tanto governantes quanto civis, pois é uma questão de toda a sociedade. Todos devem proteger a infância contra abusos e exploração. A religião abafa e esconde os culpados, os governantes fingem que não existe o problema e os civis de alguma forma cooperam com a situação. A educação, deficiente no Brasil, é o melhor caminho para conscientizar a população sobre a Pedofilia e a mídia, o melhor veículo de informação.

    Beijos naturais.

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tudo bem? Você já conhece o Fairy Tales(http://www.fairy-tales.com.br)? To passando pra te convidar a conhece-lo... Além de encontrar free tamplates, gifs, relóginhos, scripts, tutoriais e muito mais para o seu blog, você pode ainda se cadastrar para ser avaliado e receber nosso award e ser destaque no site! Ah, não se esqueça de colocar seu button (88x31) no nosso plugboard... é uma boa chance de divulgar seu blog/site pra todo mundo que visita o site! Beijinhos e te espero lá heim?!

    ResponderExcluir
  20. André, a falta de ética social avança a passos tão largos como a pedofilia. São amigas cúmplices! Obrigada por participar da blogagem coletiva!! Beijus

    ResponderExcluir
  21. Precisamos mesmos nos indignar e fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  22. parabens pelo asunto em que vc abordo esse tema e muito importante na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo10:09:00

    hi, new to the site, thanks.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde.

    Agradeço a todos pela leitura, comentários e generosa apreciação.

    Espero que continuem prestigiando os 'Gritos Verticais'.

    Muito obrigado.
    Sejam todos sempre muito bem vindos

    Grande abraço!

    ResponderExcluir