Google+ GRITOS VERTICAIS: Contra o Plágio na Blogosfera

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Contra o Plágio na Blogosfera

.
.
.
CONTRA O PLÁGIO NA BLOGOSFERA
(André L. Soares)
.
O plágio é a praga que se alastra pela blogosfera brasileira. País cuja educação está, há décadas, deficiente e onde a ética já se encontra em avançado estado de putrefação, no Brasil não faltam os falsos escritores, que se proliferam pelos milhares de blogs que surgem todos os dias.
.
O plagiador invade todas as áreas: infiltra-se no jornalismo, ‘sugando’ conteúdos dos grandes portais, sites de jornais e revistas famosas; aventura-se na literatura, colocando seu nome em todo texto que possa gerar os elogios que, de fato, pertenciam a outros; rouba, na ‘cara-dura’, as crônicas daqueles ‘probloggers’ que todos adoram ler.
.
Esse ‘vampiro’ do esforço alheio, desprovido de qualquer mínimo senso de moral, rouba também as imagens mais relevantes da internet, veiculando-as como se as tivesse produzido, sem mencionar a fonte e sem se preocupar com questões inerentes aos direitos de uso.
.
Infelizmente, o resultado de tudo isso é uma blogosfera que se divide, entre a vulgaridade e a pirataria; onde a criatividade fica ilhada e diariamente assaltada por esses vermes.
.
Nem a linha da pornografia – um dos segmentos que mais crescem em todo mundo – escapa. Basta que alguém veicule uma imagem de alguma beldade que tenha, por distração, mostrado a ‘xereca’ ao descer do carro e, algumas horas depois, milhares de retardados exibem a mesma imagem em seus blogs, concretizando a nacionalização da mesmice.
.
Os plagiadores se dividem em dois grupos básicos: de um lado, há os retardados que apenas sugam o conteúdo na íntegra e o ‘colam’ em seu blog; de outro, há os imbecis semi-analfabetos, que até se arriscam a fazer alguma modificação no texto original, acrescentando toda sorte de erros de digitação e de linguagem.
.
A maioria desses dementes faz isso para tentar atrair leitores, na esperança de que os visitantes ‘cliquem’ seus anúncios, de modo a fazer com que lucrem alguma ‘merreca’. É,... porque é ‘merreca’ mesmo. Só um louco pode achar que vai ganhar dinheiro significativo vendendo a imagem daquilo que o planeta inteiro já viu.
.
No entanto, ao agirem assim, apenas prejudicam os poucos blogs que primam pela originalidade e pela qualidade.
.
Isso precisa acabar! Junte-se a nós!
.
Faz-se necessário que, com máxima urgência, nós, que tentamos criar uma blogosfera original e lícita, desenvolvamos ações com a finalidade principal de coibir o plágio. Tais ações devem ocupar três frentes: a informação (porque nem todo plágio é má-fé); a pressão aos órgãos governamentais, para que tomem medidas no sentido de conter e punir, com rigor, os plagiadores; e, por fim, a denúncia e a exposição ‘escancarada’ dos plagiadores.
.
.
.

.
.
.
.

Também escrevi contra o plágio em:

20 comentários:

  1. Caro André L. Soares
    O que você fez aqui nesta postagem não representa apenas uma participação de um blogueiro interessado em contribuir com uma campanha lançada, mas sim, e claramente, demonstra que você está de fato preocupado com o problema que é sim muito grave e somente pessoas omissas conseguem ler uma matéria desse quilate e se manterem inertes. Infelizmente temos aqui uma cultura muito empobrecida, que é a questão da falta de interesse geral e de união à causas primordiais ao bem geral. A luta é grande, morosa e duríssima, pois mais de três centenas passam no blog diariamente e menos de uma dezena sequer comenta sobre o assunto estampado de forma exagerada no centro da página. A sua postagem ficou excepcional em todos os parágrafos e quero te agradecer de forma especial, colocando, com sua permissão, uma atualização na postagem original da campanha, recomendando que os leitores venham até o "Gritos Verticais" para conhecerem um "complemento" ainda mais rico em informação. Em nome de todos os blogueiros que estão envolvidos, que ainda representam um pequeno número, mas composto de pessoas corretas como você, como nós, venho agradecer de maneira diferenciada por sua valiosa colaboração.
    Um forte abraço e fique em paz.
    Carlos Lima, Leia-me.

    ResponderExcluir
  2. Belo post!
    A iniciativa é muito válida e necessária!

    ResponderExcluir
  3. É André,.... isso nos faz ver o quanto é urgente, nós internautas,
    abordarmos mais e mais a questão dos valores e também da ética na internet.
    Não vivemos mais em tempos de ficarmos na esperança de todos tenham tido a paciência de ler os termos de responsabilidade ou a decência de cumprir ao menos algumas das regras impostas a qualquer um que venha a criar um blog, uma página no Orkut, ou seja, lá o que for, na internet .
    Pois a grande verdade é que a maioria nem lê! E sei lá porque diabos, muitos pensam ter entrado em um outro planeta aonde tudo é permitido e os valores são outros.
    E digo outros a exemplo dos plagiadores de obras literárias, pois como todos nós sabemos, muitos deles são pessoas esclarecidas e aparentemente nos círculos que vivem, pessoas idôneas e nem por isso se comportam como tal quando chegam aqui não é mesmo.
    É isso ai meu querido, meus parabéns ao Carlo Lima pela iniciativa e também a você pela bela e importante postagem. É esclarecendo, debatendo e exigindo que cortamos o mal pela raiz.

    Tem meu apoio viu! Precisando, saiba que pode contar comigo. O espaço de meu blog é todo seu. Beijusssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Parabéns André! Mandou bem na adesão à campanha. Belo post. Um beijo amigo.

    ResponderExcluir
  5. Ui!

    Eu morro de medo que alguém 'pegue emprestado' algum texto meu.

    Acho que uma boa, seria se os blogs mais vistosos, como o seu por exemplo ;), disponibilizassem códigos que nos protejam desses vampiros sem personalidade.

    ;]

    Parabéns pela iniciativa!=]

    ResponderExcluir
  6. Pois já li muitos textos inúteis, aqueles que têm a profundidade de um pires, dados como textos de autores famosos. Dias desses dei com uma espécie de poema de auto-ajuda que o bogueiro dizia ser de Gabriel Garcia Marquez.
    Uma vergonha.
    Paz e bem, mano blogueiro.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o http://nighto.net/?p=10

    Este fone também funciona no computador, basta que ele tenha bluetooth. Muitos computadores (de mesa e notebooks) novos já vem, e aqueles que não dispõem desta funcionalidade, podem incorporá-la com o uso de um dongle bluetooth, que custa cerca R$ 30.

    Valeu Andre!
    []

    ResponderExcluir
  8. Apoiado em totalidade..
    Existem pessoas que conseguem bloquear ao menos o ctrl+C ctrl+V, e inibe mais, mas os que nem sabem fazer isso, como eu por exemplo, estão à mercê desses vampiros preguiçosos e anti-éticos.
    Muito ótima a iniciativa.

    BeijoS.

    ResponderExcluir
  9. Rosangela13:29:00

    O que você disse é a pura verdade. Também sou contra o Plágio e detesto toda essa "publicidade". Alguns blogs só tem ads, nada de posts. E a pirataria vem aumentando a cada dia... só não sei se é legal deixar só por conta do Governo (morro de medo de censura), acho que a gente vai encontrar soluções para inibir esses excessos. (Sou otimista, né?). E obrigada pelo comentário, viu? Beijos, Rosangela.

    ResponderExcluir
  10. André, a parceria está aceita. Mas pode ser que ainda demore um pouco para eu colocar todos os links. Assim que fizer te aviso. Vou aderir á campanha contra o plágio, por ser também a essência do meu blog. Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. É desestimulante isso. Tem horas que dá vontade de parar de postar textos na blogosfera por isso, pelo plágio! Já li por aí textos semelhantes aos meus, e sinceramente, não gostei nada! Apoio sua iniciativa, faço coro ao seu “Grito”.

    E por fim, mais nada a declarar acerca de seu texto, simplesmente assino embaixo!


    Tenho indicações pra você aqui:
    http://tomates-verdesfritos.blogspot.com/2008/02/o-beijo-tatiana-c-mendes.html.
    E aqui também:
    http://imponderavelmente.blogspot.com/2008/02/um-s.html.

    Por que a duplicidade? Porque seu blog é mais que bom, é ótimo!

    Um grande abraço,
    Tatiana C. Mendes

    ResponderExcluir
  12. Tô contigo e não abro, André! Concordo com cada palavra!

    Eu tenho muito receio de, um dia, encontrar um texto meu, que criei com tanto cuidado para encontrar palavras certas para expressarem os meus sentimentos de forma inteligível, espalhado pela internet com nome de outro "autor".

    Isso é realmente muito preocupante!

    Gostaria de saber se há como proteger nossos textos, editando o HTML do template de nossos blogs para desativar o botão direito do mouse desses FDP... ALGUÉM SABE SE HÁ COMO? SE SOUBEREM, ME INFORMEM POR FAVOR, POUIS REALMENTE NÃO SEI.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu também entrei nessa campanha a uns dias atras e, acho-a totalmente necessaria. Apesar de ainda nao ter sido alvo de plágio (graças a Deus), acho válido para que, com uma fiscalização da blogsfera pelos blogs participantes, possamos dar o mérito a quem lhe é devido.

    Abs André

    ResponderExcluir
  14. É mais fácil fazer um link!
    Fazer uma citação!

    ResponderExcluir
  15. Menssageiro16:54:00

    que tal uma parceria com um site de bom conteudo , faça nos uma visita coloque nosso banner se o amigo gostar e avise nos que colocaremos seu banner
    ou link

    ResponderExcluir
  16. Caro André

    Minha preocupação é bastante antiga por testemunhar fatos lamentáveis na net. Andei uns tempos afastada da net, justamente por estar enfastiada de perfis politicamente certinhos e uma realidade comprovadamente decepcionante. Vemos muitas barbáries. Belíssimas poesias retiradas de excelentes poetas que postam seus textos em blogs ou sites, não têm o respeito que merecem. Colagens, versos de uns e de outros...e , pimba! Novo crédito. Coincidências existem, mas o que vemos é plágio! Fora trechos poéticos de um autor e de outro, e o nome apenas de um poeta: um samba do criolo doido ! Uma amiga mal acabou de fazer um blog já teve que fechá-lo esta semana por plágio. Lamentável!

    Acrescento ainda o que penso:

    A falta de ética se expressa de várias formas, principalmente quando se vê um comportamento que nega a origem de uma produção literária ou de qualquer conteúdo. Excluir a fonte ou as orientações dadas é por certo uma afronta grave ao mundo da ética. É condenável em qualquer meio social, em que tudo deve ser orientado por princípios éticos, para um saudável relacionamento humano.

    Conte com o meu espaço.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. André,

    Adorei a idéia, podiamos mesmo fazer um blog coletivo, ficaria de bom tamanho, desde já conte comigo.

    Olha, no Alpendre de Relíquias já linkei 3 blogs seus e um da Rita, nos outros dois ainda estou colocando, você sabe, eu sou mesmo devagar, ainda não fiz um blog bonito, como você havia me sugerido, creio que sou devagar quase parando...heheheh
    E meu computador esta com problemas.
    Desculpe não avisar ao colocar o link.

    Um grande abraço.

    Selma

    Obêésse: Ainda não tem o resultado do Caneta de Ouro?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde.

    Agradeço a todos pela leitura, comentários e generosa apreciação.

    Espero que continuem prestigiando os 'Gritos Verticais'.

    Muito obrigado.
    Sejam todos sempre muito bem vindos

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Eu também odeio plágio e plagiadores. Seu texto é excelente.

    ResponderExcluir
  20. O que mais tem na internet é plagiador. Lutar contra isso é uma tarefa árdua. Ainda bem que tem que se disponha a isso. Parabéns, poeta.

    ResponderExcluir